sábado, 4 de maio de 2013

Vídeo Aula 20 - Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar


Principais lugares em que ocorre a produção da identidade-referência:
  • Contexto parental;
  • Comunidade local;
  • Escola;
  • Na mídia, especificamente na TV.
fernandalourenzato.blogspot.com

Considerando-se que, na escola, as identidades e diferenças são evidenciadas em todos os espaços, pode-se afirmar que é primordial estar atento a tais territórios demarcados, afim de que as diferenças não sejam expostas de forma negativa no cotidiano escolar.
Assim, é preciso buscar estratégias que legitimem a multiculturalidade, a não homogeneização imposta pela falsa igualdade, de forma que a comunidade escolar vivencie, numa perspectiva interdisciplinar, as diversas possibilidades de discussão e  reflexão acerca das diferenças culturais e a necessidade de se respeitar tais diferenças.
Para tanto, as escolas devem realizar um mapeamento para detectar os principais aspectos culturais a serem inseridos no currículo e, dessa forma, propor ações pedagógicas voltadas diretamente às necessidades locais daquele contexto escolar.
É importante ressaltar que essas temáticas não podem ser trabalhadas apenas em datas comemorativas como, por exemplo, o racismo abordado somente no dia da consciência negra.

     Ainda que haja um currículo voltado às questões da diversidade, é preciso estar atento à ocorrência qualquer manifestação racista na escola, explícitas ou não, estas devem ser mediadas imediatamente, a fim de desconstrui-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário